19 de dezembro de 2013

Feliz Natal e Prospero Ano Novo

Neste ano que passou, tivemos grandes conquistas que foram muito importantes para nós, mas devemos tudo isso a vocês que compram nossos produtos, que nos apoiam e nos incentivam, desde 2010 quando estávamos dispostos a desistir até hoje muita coisa mudou e devemos tudo a aqueles que sempre estiveram do nosso lado, por isso um muito obrigada a todos vocês e desejamos que no próximo ano essa parceria se solidifique ainda mais.
Desejamos a todos um natal cheio de luz, paz e amor e que no ano que se aproxima, tenhamos muito prosperidade.
Um Feliz Natal a todos.

Visita do Pronatec

No último sábado, dia 14 de dezembro de 2013, recebemos a visita de uma turma dos alunos do Pronatec, no curso de Agricultura familiar, eram 26 pessoas, sendo um motorista, cinco professores e o restante alunos.
Vieram apreender e ver na prática como funciona um SAF ( Sistema Agroflorestal) e uma Agroindústria. Na oportunidade servimos um almoço baseado em PANCS ( Pantas Alimentícias Não Convencionais), quase que tudo produzido em nossa propriedade ou comprado de agricultores familiares, cerca de 10 pratos de saladas, 5 pratos quentes e 2 sobremesas. Uma almoço delicioso usando as coisas que encontramos em nosso quintal.
Na parte da tarde, fizemos uma caminhada pela propriedade para ver as plantações e depois nos refrescamos numa conversa deliciosa numa sobra com um bom suco gelado. Com certeza um sábado que vai ficar na nossa memória e na de quem nos visitou.

31 de outubro de 2013

Diego

Cada dia que passa está mais grande, bonito e saudável. Vejam só:





Vejam só que esperto.

Um visitante muito especial

O tico-tico fez o ninho em uma plantinha na frente da nossa casa, ela colocou ali três ovinhos, achou que ali era um lugar protegido, nós acabamos cuidando deles também, a Angélica adora ficar olhando e sempre quer pegar, mas nós não deixamos para evitar que ela quebre. Vejam só como são bonitos seus ovinhos.




30 de setembro de 2013

A chegada de mais um herdeiro

No último dia 12 de setembro, nasceu o mais novo integrante da família Bellé, Diego, com 3,850 kg e 53 cm, está vendendo saúde.
Recém chegou e já conquistou a todos, inclusive a Angélica que tem um pouco de ciúmes, mas seu amor pelo irmãozinho é muito maior.




1 de setembro de 2013

A Angélica está cada dia mais sapeca

A Angélica se revela cada vez mais evoluída, ela já entende tudo como funciona o andamento do sítio. Já sabe dar comida aos bichos, plantar batatas e cebolas, colher verduras e as vezes consegue distinguir o que é erva daninha das plantações. É dotada de uma criatividade impressionante e desenvolve suas habilidades no dia-a-dia, seu passatempo preferido é debulhar o milho para depois planta-lo pela casa.

Acorda cedo e chama todos para ir trabalhar, afinal hora de dormir é a noite e o minimo possível, pois em sua opinião, dormir é pura perda de tempo, há tanta coisa melhor para fazer, você não acha?
Na lavoura adora brincar com a terra, as semente, as plantinhas e os bichinhos. Planta e colhe, mas o que realmente gosta de fazer é comer frutas e verduras fresquinhas, recém colhidas.


24 de agosto de 2013

Expointer 2013

A partir de hoje 24 de agosto até o dia 01 de setembro estaremos participando da Expointer, evento internacional que acontece todos os anos em Esteio, próximo a Porto Alegre.
É sem duvida uma festa belíssima que conta com a presença de muitos animais, sendo vaca, cavalos, porcos, passarinhos, peixes, coelho, ovelhas e muito mais, além de ter espaço garantido para carros e implementos agrícolas, gira milhões todos os anos.
E nesse senário de grandes empresários temos um pavilhão especial só para a agricultura familiar, onde vem pequenas empresas de todas as partes do estado e das mais diversas especialidades: sucos, salame. queijo, vinho, artesanato, floricultura, biscoitos, uma verdadeira diversidade de culturas e produtos.
É uma ótima oportunidade para quem quer conhecer e apreciar os sabores da agricultura familiar, venha nos visitar.

1 de agosto de 2013

Novas mudas, renovam o trabalho

Com um projeto financiado pelo Banrisul vieram a nossa propriedade e de mais alguns agricultores da cooperativa AECIA, dentre muitas mudas, podemos destacar o butiá, araçá, uvaia, araucária, guabirova, pitanga e muitos outros, a perspectiva é que dentro de pouco tempo podemos desenvolver toda a cadeia em nossa propriedade, tendo as frutas, o processamento e a comercialização. Isso já existe, segundo dados a nossa família é a unica no pais que possui essa cadeia completa, mas ainda não é sustentável, pois algumas plantas que foram plantadas pelo Nélio e a Aldaci começaram a frutificar, mas em poucos anos a perspectiva é que muitas que estão sendo plantadas frutifiquem.
Dessa maneira poderemos ter um produto de maior qualidade para servir à vocês nossos consumidores, podendo atestar toda a procedência.
Com a vinda dessas mudas também poderemos lançar novos produtos, que já existiam, mas que por falta de matéria-prima, deixou de ser produzido, como é o caso da goiaba-serrana e da pitanga, ambos com muita aceitação no mercado.

30 de maio de 2013

Uma visita e muitas mudanças

Na ultima terça-feira, dia 28 de maio, recebemos a visita de tecnicos da Emater e Sema, para legalização dos SAFs ( Sistemas Agroflorestais), na oportunidade foi discutido como deveria ser feito o manejo e como se daria a legalização. O Leonardo, representante do Sema, nos colocou que seria um projeto piloto, pois estão reformulando as formas de legalização a fim de desburocratizar o sistema, será emitido um certificado, onde estarão descritas todas as ações que poderão ser desenvolvidas na propriedade, facilitando assim o manejo e melhor implantação dos SAFs.

25 de maio de 2013

Oficina sobre PANCs na UFSC

Nesta última segunda-feira, aconteceu na UFSC, em Florianópolis, uma oficina sobre PANCs, tema cada vez mais frequente entre professores e alunos das universidades, agricultores ecologistas e demais interessado.
Podem ser consumidas suas folhas, flores, frutos, raízes ou demais partes da planta. Como por exemplo ora-pro-nóbis, pepino-do-mato, dente-de-leão, beldroega, amora-silvestre, framboesa-do-mato, capuchinha, taboa e muitas outras. Para encontra-las é muito fácil,  no quintal da casa, na beira de estradas ou em qualquer local que faça algum tempo que ninguém corta a grama.
Podem ser consumidas de diversas maneiras, desde saladas, pães, geléias e muito mais.


Na oficina  foi realizada uma apresentação das plantas, identificação no campo e um lanche com as plantas coletadas e os nossos sucos de frutas nativas (araçá, butiá, guabiroba e uvaia).

Para quem tiver maior interesse, pode ver na pagina de videos, alguns videos do professor Valdely, que explica bem como achar, e como preparar essas delicias desconhecidas.

"É preciso aprender isso: tudo foi mato um dia, até que as pessoas descobrissem que aquilo se poderia comer."

Valdely Kinupp

O minicurso foi realizado pelos alunos do curso de Biologia e Agronomia da UFSC

Dia Internacional da Biodiversidade


 No ultimo dia 22 de maio, quarta-feira, aconteceu em Porto Alegre a 7º Feira da Biodiversidade, organizada pelos alunos de Biologia e Agronomia da UFRGS, contou com a presença de agricultores familiares, representantes de ONGs ligadas ao tema e simpatizantes.
Realizada em pleno centro de Porto Alegre, na praça do Mercado Publico, serviu para divulgar as biodiversidades nativas para as diferentes gerações e classes, para todas as pessoas que por ali passavam.
Na oportunidade além da feira, também ocorreram vários debates e teatros, ilustrando o senário atual, mostrando o descaso das autoridades e do governo para os problemas ambientais e a falta de conhecimento da biodiversidade por meio de toda a sociedade.

18 de maio de 2013

Angélica cada dia mais bonita e mais sapeca

Com apenas 1 ano e 3 meses, a nossa menina esta muito esperta, apronta o dia todo, nem se quer vai dormir para não perder tempo. Todos os dias quando clareia o dia ela já está acordando a todos para ir na roça. Ela passa o dia todo junto conosco na lavoura, depois quando chega em casa continua aprontando, ela não para um minuto, só correndo para cá e para lá, mas esta cada dia mais bonita, ainda não fala, mas se comunica muito bem, fazendo-se entender sobre tudo o que precisa. Quem convive ou mesmo quem a conhece ficam fascinados com sua carisma e inteligencia. 



10 de maio de 2013

A seca

As pessoas da cidade não sabem a gravidade da grande seca que atinge o Rio Grande do Sul, já fazem quase três anos que não chove mais, algumas pancas isoladas, mas chuva para as águas e para as plantações nada.
Na cidade as pessoas não tem muito parâmetro para media as quantidades de chuva, pois como não há muitos lugares para a água infiltrar ela escorre pelo asfalto e calçadas dando impressão de ser em grande volume. Quando não alaga as ruas, pelo saturamento dos esgotos.
Mas isso reflete de modo ativo no bolso dos moradores das cidades, a grande alta dos alimentos vêm decorrentes disso, há pouca oferta e muita demanda, isso incide na alta dos alimentos, mas se todos não fizerem a sua parte cada vez mais será difícil de produzir alimento e consequentemente continuarão tendo alta de preços, e a tendencia é subir cada vez mais.
Com esse problema perdem agricultores e consumidores, que ganha é só os donos dos grandes supermercados que pagam pouco os agricultores e cobram caro dos consumidores em justificativa da seca.
Cada um precisa fazer a sua parte caso contrário todos vamos pagar por isso.

14 de março de 2013

Lirios de São José


 Os lirios de São José, com sua beleza e exuberância estão colorindo a frente da nossa casa e seu perfume nos dá certeza de que apesar das dificuldades, o sofrimento se transforma em alegria e nos ajuda a seguir em frente porque é muito bom de morrar aqui.
A festa em hora a São José está próxima e os lirios cada dia mais lindos......
Viva São José, que  ele nos dê sempre paz, alegria, saúde e muito amor para que possamos seguir em frente.

27 de fevereiro de 2013

Festa de Aniversário da Angélica

Na feira deste sábado em Porto Alegre, em frente ao parque da Redenção aconteceu a festa de 1 aninho da Angélica, com o tema: Três Gerações fazendo história na FAE.
A festa foi um sucesso, saiu em diversas colunas sociais e como muitos disseram: " Marcou mais do que somente a hitória da feira, marcou também a história de Porto Alegre."
Foi tudo muito lindo, agradeço a Claudia Dreier, que foi quem organizou a festa, ao Naian Meneghetti o fotografo que tirou lindas fotos e a todos os agricultores e  demais colaboradores, que ajudaram para que isso desse certo. Por ultima mas mais importante, agradeço a você consumidor, que frequenta e prestigia a nossa feira, mas principalmente para aqueles que sempre nos apoiaram, nos piores e nos melhores momentos de nossas vidas a mais de 20 anos. A todos o nosso muito obrigado.
Para quem que não pode estar lá fica somente algumas fotos de lembrança.








20 de fevereiro de 2013

Festa: Três gerações fazendo história na FAE

Neste sábado acontecerá em Porto Alegre, na feira ecológica, FAE, a festa de aniversário de 1 ano da Angélica, onde serão abordados temas de sucessão familiar, crianças que foram criadas na feira, a 3ª geração de feirantes e as 9 gerações de pessoas que compõem a nossa feira, sejam colaboradores, clientes ou mesmo feirantes.
Dentre todas as atrações podemos destacar a radio feira, que cotará com histórias e musicas infantis, entrevistas com feirantes e consumidores e homenagens para todos, o cantinho da leitura, onde crianças e adultos poderão apreciar um pouco de nossa literatura infantil, teremos brincadeiras para pais e filhos, além dos balões e bolo, claro, também teremos o sorteio de alguns kits infantis, e muitas surpresas.
Esperamos por você, neste sábado 23 de fevereiro das 7:00 a 12:30, na primeira quadra da feira agroecológica em frente ao parque da redenção, sua presença é muito importante para nós.

3 de janeiro de 2013

Passeio de final de ano

No dia 31 de dezembro de 2012, fomos visitar as irmãs do Nélio que moram em Passo Fundo, A Neli e a Adriana, foi muito divertido, a Angélica se sentiu em casa principalmente na casa da Adriana que lhes deu uma bola que pisca, ela passou o dia todo brincando, foi aquela festa.




Vejam só as fotos:

1 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo

Hoje se inicia um novo ano, a construção de uma nova sociedade depende de cada atitude que tomamos.
A liberdade depende da alimentação. Cada produto que ajudamos a produzir ou a consumir poderá reprsentar a libertação.
Neste ano que se inicia convidamos a todos para ajudar a construir este projeto, colaborando com empresas que buscam a sustentabilidade, como a nossa, bem como busquem consumir produtos da sociobiodiversidade.
Para costruirmos uma sociedade mais livre e feliz, cada um precisa fazer a sua parte, comece já a  fazer a sua e você se sentirá mais feliz.