3 de fevereiro de 2012

“Salada de frutas” ecológicas na Feira dos Agricultores Ecologistas

Maracujá/maracujina

Neste sábado, 04 de fevereiro, a grande variedade de frutas é um dos grandes atrativos da Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, localizada na primeira quadra da avenida José Bonifácio. Desde as espécies nativas até as vindas de além-mar, existem cores e sabores para todos os gostos.
Uma espécie nativa e muito adocicada é o pequeno maracujá, chamado também de maracujina, da família Passifloraceae , oferecido com exclusividade na Banca Aécia Bellé. A liana aparece tanto na região dos Campos de Cima da Serra quanto na Depressão Periférica, nascendo espontaneamente e avançando sobre galhos e suportes.


Entre as frutas cultivadas, a laranja valência e seu suco feito na hora despedem-se da FAE neste sábado. Uma ótima safra permitiu que fruta estivesse presente na feira desde o final do inverno até o início de fevereiro.
Para os apreciadores do suco da luz do sol, nesta época chegam as primeiras maçãs: a eva, mais crocante, e a condessa, com textura e sabor ideais para bolos e pastéis assados.
Agrupadas na categoria das pequenas frutas, aparecem na feira os mirtilos, framboesas, morangos e acerolas. Típicos do verão, há grande quantidade de melancias e melões, e também, figos e abacaxis.
Vindos da região litorânea, estão as bananas caturra e catarina e os mamões, para quem chegar bem cedo, pois a produção ainda é pequena.
As uvas são uma atração à parte, existindo muitas variedades como niágara branca e rosa, isabel, bordô, francesa e algumas que os produtores desconhecem o nome, mas são deliciosas.
No próximo sábado, 11 de fevereiro, a FAE destaca os parreirais, promovendo degustação das variedades de uvas e uma oficina de videira orgânica. Esta acontece às 9 e às 11h dando dicas e esclarecimentos de como agricultores fazem tal cultivo, de maneira integrada com o ambiente, evitando o uso de venenos, agrotóxicos e defensivos agrícolas.




Um comentário:

  1. Olá, sabe dizer qual o nome científico desta espécie de maracujá ou maracujina?

    ResponderExcluir