28 de setembro de 2011

Projeto Guabirova

Neste último dia 25 de setembro, professores e alunos da Faculdade de Agronomia da UFRGS, foram nos visitar com o intuito de desenvolver pesquisas sobre a guabirova, desde a planta, as flores, os frutos até os produtos derivados.
Neste encontro foi visitado as propriedades da família Furlan e Slavieiro, para analisar os pomares.
E posteriormente ficou acordado que se fará uma festa em Porto Alegre, a princípio, podendo ser feita em outras cidades, para a divulgação da guabirova em dezembro. Sendo que está sendo pensado em fazer algo semelhante com as frutas mais importantes, uvaia, jabuticaba, araçá, butiá, entre outras. Com o intuito de levar as pessoas de mais idade os "sabores da infância" e mostrá-los aos mais jovens.

A Aldaci Bellé coloca: "Não podemos deixar que frutas como essas sejam apenas lembranças da infância ou da casa da vovó, temos o dever de fazer com que elas fassam parte da alimentação diaria da população, assim como, a uva e o pêssego..."

27 de setembro de 2011

Analises dos sucos/bebidas da floresta

Há alguns, a EMBRAPA de Pelotas coletou algumas amostras dos nossos produtos para análise e os resultados foram:
A composição fitoquimica dos sucos de três espécies nativas: araçá-vermelho, uvaia, cereja-rio-grandense, é bem variada. O teor de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante é superior no araçá-vemelho, inclusive é maior até do que o amarelo. As antocianinas foram detectadas apenas no suco de cereja. Os carotenóides - percursores da vitamina A - foram detectados no suco de uvaia. Existe correlação entre o teor de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidadente das frutas analisadas, o suco de araçá apresenta caracteristicas funcionais superiores aos demais e o seu consumo pode ser indicado como parte de uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde combatendo os radicais livres.

Para ler o artigo acesse:



por: Franciele Bellé

10 de setembro de 2011

Familia Bellé na Revista Letras da Terra

(clique na imagem para ampliar)

A revista é editada pela Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola