26 de junho de 2011

Aldaci Bellé participa do Seminário regional debate agroindústria familiar e alimentação escolar


Seminário reuniu mais de 250 pessoas

Os processos envolvidos na regularização da agroindústria familiar e o mercado da alimentação escolar são temas eleitos como de grande importância na atualidade pelos municípios do litoral norte gaúcho. O assunto de grande interesse reuniu cerca de 250 pessoas, provenientes dos mais diversos municípios, desde Mostarda até Torres, durante o Seminário Regional de Agroindústrias Familiares do Litoral Norte.O evento, que aconteceu no dia 29 de março, na Câmara Municipal de Osório, foi promovido pela Ong Ação Nascente Maquiné - ANAMA, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Associação Içara, Coopiva e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania. Estavam presentes agricultores, autoridades e representantes de secretarias municipais, de sindicatos rurais, de escolas e instituições como associações, cooperativas, comitês e outras, além da Secretaria Estadual da Saúde e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

O encontro foi aberto pelo gerente adjunto da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Volnei Leitzke, e pela coordenadora do Projeto “Agricultutra Familiar e Agroecologia” da Anama, Mariana Oliveira Ramos. Leitzke falou sobre a necessidade dos agricultores conhecerem as exigências da legislação vigente e a importância de estarem organizados. “As agroindústrias precisam estar regularizadas para poderem comercializar para a merenda escolar, pois a lei 11.947, criada em 2009, exige que no mínimo 30% dos produtos adquiridos para a alimentação escolar venham da agricultura familiar”, ressaltou.

Além da preocupação com a regularização das agroindústrias, Mariana salientou a necessidade de cultivar produtos mais saudáveis, sem agrotóxicos nem adubos químicos. “A região tem grande potencialidade para a agricultura familiar de base ecológica”, avaliou.

Em seu pronunciamento, o coordenador do departamento de agroindústria, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ricardo Fritsch, disse que as prioridades na área são a reativação do programa da agroindústria familiar - Sabor Gaúcho e o cadastro de todas as agroindústrias do Estado. “As agroindústrias precisam apresentar suas demandas para que possamos organizar as ações do governo nesse sentido e encaminhar as soluções”.

Carta - Ao final dos debates, os participantes do seminário definiram o encaminhamento de uma carta às secretarias estaduais e federais, prefeituras, legisladores, órgãos de fiscalização e a sociedade civil. No documento, o grupo irá apontar a necessidade de interação entre as instituições e instâncias ligadas aos temas e o aprofundamento da discussão sobre a legislação sanitária, fiscal e ambiental na busca das adaptações necessárias para a agroindústria familiar, além da dificuldade de acesso a políticas públicas, entre outras demandas.

Saiba mais – o Seminário Regional de Agroindústrias Familiares e Alimentação Escolar do Litoral Nortefaz parte das ações do projeto executado pela Anama - Agricultura familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul – tem como objetivo principal fortalecer a agricultura familiar através da qualificação dos meios de produção e comercialização, bem como na consolidação de políticas públicas, apoiando as famílias que buscam a transição para uma matriz agroecológica, com práticas sustentáveis e segurança alimentar. O projeto iniciado em 2010, tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania.

Assessoria de imprensa Anama
06/04/2011

http://www.onganama.org.br/atualizacoes/abril_2011/seminario_agroecologia1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário