26 de fevereiro de 2011

Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC's)

"São plantas que nascem de forma expontânea, necessitado pouco ou nenhum insumo e manejo. Muitas vezes apresentam valores nutricionais elevados comaparadas as cultivadas."

Tabela comparativa entre o dente-de-leão e a alface,
clique para ampliar.

Uma grande quantidade de plantas consideradas como "ervas daninhas”, ou “inços” é comestível
(1/3 delas), segundo o botânico Eduardo Rapoport, da Universidade de Bariloche. Várias plantas que são consideradas saladas, atualmente, também eram plantas que cresciam como os atuais inços, tendo sido selecionadas e utilizadas como sustento desde a origem da humanidade.

Um estudo de 2007, feito pelo biólogo Valdely Kinupp, na Região da Grande P. Alegre encontrou 312 plantas alimentícias não convencionais (PANCs), que seriam nativas ou espontâneas. Elas podem ser utilizadas como verduras (folhas e caules), frutas, tubérculos, sementes, amêndoas, castanhas, etc. Requerem pouco trato e nada de insumos químicos. O agronegócio considera tudo isso sem valor, pois senão não cumpre sua função de engordar os que enriquecem, no abuso da natureza e do agricultor.

Assista ao vídeo do Projeto PANC's e etenda a questão e seu potencial alimentício, no link abaixo ou na nossa página de vídeos.

http://coletivocatarse.blogspot.com/2010/04/projeto-pancs-soberania-alimentar-e.html

Curso de PANC's, clique na imagem para maiores informações



Nenhum comentário:

Postar um comentário